Plano de ação para prevenção de acidentes
- NEOBETEL | Tudo em EPIs
- 7 de ago.
- 1 min de leitura

Sabemos que o uso de EPI é imprescindível para reduzir os impactos causados por um acidente de trabalho e salvar vidas. Mas você sabia que, além da implementação dos equipamentos de proteção, é necessário que cada empresa tenha um plano de ação para aumentar a eficácia da prevenção de acidentes?
O plano de ação é o mapeamento de todos os desvios presentes nos processos, equipamentos e ambientes de trabalho que podem acarretar em incidentes e acidentes, somado às medidas para solucionar e eliminar os fatores de risco.
Como elaborar um plano de ação?
O plano de ação deve ser um trabalho multiprofissional, envolvendo colaboradores, gestores, médicos do trabalho e especialistas da segurança do trabalho.
Desta forma, é possível obter diversas visões dos processos produtivos da empresa e considerar medidas adequadas para cada setor.
Algumas das atividades de um plano de ação envolvem:
· Mapear todos os riscos presentes na empresa;
· Quais EPIs devem ser utilizados;
· Verificar a necessidade de treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores;
· Levantar dados de acidentes de trabalho ocorridos na empresa;
· Identificar melhorias e quais ações devem ser tomadas;
· Padronizar os processos;
· Fiscalizar o uso de EPIs.
Sendo assim, a prevenção de acidentes vai além do uso de equipamentos de proteção individual e coletiva. A implantação de EPIs e EPCs é somente a última etapa de uma série de ações que, aliadas entre si, aumentam a efetividade das práticas voltadas para segurança no trabalho.
Comentarios